terça-feira, 6 de julho de 2010

Faço 50 anos

50 anos

Continuo sonhando com o dia em que os seres humanos irão perceber que não vale a pena “pagar” estupidez com estupidez. Que isto gera uma espiral demoníaca que só nos faz descer na escala de valores.
Quando somos feridos geralmente somos acometidos de um enorme desejo de ferir o outro, o outro se esforça para nos ferir e assim sucessivamente.
O que temos a ganhar? Estou a procura da resposta.
Não posso suportar a idéia de uma pessoa que tenha felicidade no ato de machucar alguém. E o mundo está cheio delas.
Não posso conceber a hipótese de que odiar alguém com a justificativa de amar a outro seja um ato de preservação da felicidade. Não faz sentido.
Eu me sinto podre por dentro quando minha insanidade momentânea me faz proferir palavras que magoam alguém. E as proferi milhares de vezes.
Sinto-me ainda mais derrotado quando este alguém priva de minha mais profunda intimidade.

Faço hoje 50 anos.
Lutei durante toda a minha vida para não fazer inimigos. Colecionei muitos desafetos. Tive muitas desavenças. Mas hoje não me recordo de ter inimigos. Pessoas afastaram-se de mim temporariamente e por mais que tentaram não conseguiram me odiar. Talvez por que eu não achei vantagens no enfrentamento. Não vejo vantagens no ódio.
Houve pessoas que gastaram 2 ou 3 anos para perceberem o mal que me fizeram. Para perceber que se eu permitisse nossa desavença seria alimentada por uma troca de atos estúpidos. Não permiti.

Faço hoje 50 anos.
Devia estar feliz. Não estou. Porque a pessoa a quem eu amei (do meu jeito estúpido de ser) metade destes anos agora tenta, com o desespero dos transtornados tornar-se minha inimiga. Não vai conseguir.
Não será nesta quadra da vida que vou protagonizar minha primeira guerra pessoal. Não vou mesmo! Apesar do meu recheado estoque de maldades NÃO vou “pagar” estupidez com estupidez. Não vou cair nesta tentação. Por pouco vacilei. Mas DEUS (o que EU acredito) está me livrando desta culpa.
Com ela me envolvi metade de minha vida e o pouco que me resta continuaria ao seu lado. Porque me deu uma família maravilhosa e ela É uma pessoa maravilhosa.
E porque almas que odeiam merecem piedade nunca ódio.
Faço hoje 50 anos.
Não sei se viverei mais 1, 2 ou outros 50. Só sei que continuarei tentando não fazer inimigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário